Nossa mano. Meu professor de história é bom, mas é muito apressado.. Não culpo ele.. Duas aulas de 45 min e uns 3 meses para revisar a história que precisamos para o vestibular. Vi Roma surgindo morrendo, vi a invasão lenta e continua dos Bárbaros, que são Bárbaros! O surgimento do Feudalismo e..
E é aí que venho falar da queda do Feudalismo. Acho a queda mais importante que o próprio feudalismo, uma vez que e após isso que começam a ‘surgir’ os países na Europa. Bem, o Feudalismo era, com minhas palavras, a divisão de terras em fazendas (Feudos) nos quais servos (os peões da vida) poderiam ter um pedaço concedido pelo Sr. Feudal (Fazendeiro) para a produção de alimentos (normalmente a subsistência).. Claro, em troca, eles teriam que trabalhar nas terras do Sr. Feudal para a manutenção do seu Feudo (fazenda). Assim eram os Feudos.
Não li sobre a relação entre os Senhores Feudais e a Igreja mas creio que eles eram de grande importância para a igreja.. Fato é que o Século XIII (1000 á 1150) foi o século do Feudalismo, seu apogeu, seu ápice! Mas houve algo inesperado.. Houve um aprimoramento das técnicas agrícolas.. Começaram a produzir mais com menos terra e menos trabalho. Isto trouxe excedentes na produção de alimentos facilitando sua comercialização. As invasões germânicas diminuíram e eles passaram a conviver com os feudos.. As cruzadas, que surgiram com interesses “religiosos” e econômicos abriram espaço para o comércio e com o aumento da comercialização de produtos ficou mais fácil para os servos adquirirem dinheiro para pagar sua liberdade ou comprarem terras dos Srs. Feudais.
O interessante é que além da união por questão de produção os pobres peões também escolhiam os Feudos por questões de segurança, uma vez que estariam protegidos.. Acontece que com esta libertação dos serviçais, estes, deveriam achar uma nova forma de proteção.. E acharam! A solução encontrada, quando não se tornavam comerciantes, eram morar em burgos, dominados por outros tipos de senhores, desta vez, comerciais. Ao mesmo tempo, a expansão do comércio cria novas oportunidades de trabalho, atraindo os camponeses para as cidades. Veio problemas de doenças,pragas, falta de alimento, escassez de mão de obra.. Estas coisas enfraqueceram de forma gigante o feudalismo e fortaleceram a burguesia (comércio) que passaram a apoiar e ajudar os reis.
Surgiu o Estado Nacional (criado pelo apoio da burguesia mercantil aos reis)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário