9.10.2009

Comentários Bárbaro!

A palavra bárbaro provém do grego antigo que significa nada mais nada menos que “não grego”. Era utilizado para denominar outros povos que não gregos e que não conheciam a língua grega. Na visão grega até os Romanos eram bárbaros. Este termo sempre foi usado como um termo pejorativo e negativo.. Nos tempos atuais é mais utilizado como um termo positivo. “É bárbaro!”.

Ulpiano-Checa-barbarosA forma pejorativa se tornou mais fixa na palavra através dos Romanos. Etnocentristas, valorizavam sua cultura, seu povo e seus costumes. Mas vale lembrar que os bárbaros, mesmo fora da cultura romana, tinham seus costumes e sua cultura. Não eram não civilizados como os Romanos afirmavam ser.

Todos tendem a rotular os bárbaros como sendo um povo só. Todos sabem que existiam varios grupos, como os godos, celtas, germânicos.. Mas temos que olha-los de forma mais distinta, pois cada um tinha seus costumes e culturas que inclusive teve suas misturas com gregos e romanos. Sim! Lentamente e de forma timida eles se envolveram com gregos e romanos e logicamente houve trocas culturais.

Vamos falar de Barbáros sim! Mas lembrando que não acariciaremos a opinião formada nas escolas! Afinal Barbáros são barbáros!

Alanos

Os alanos eram um povo nômade (bárbaros..) iraniano que surgiu na região nordeste de Cáucaso. Há registros históricos chineses dos Alanos que apresentam um povo com muitos pastores e muitos arqueiros. Heródoto os descreve como sendo um povo alto, louro, com os homens cortando seus cabelos curtos.

Perderam seu império no ano de 360 quando foram destruídos pelos Hunos. Os alanos se espalharam. Uns ficaram, outros marcharam em direção a península ibérica onde tiveram contato com os suevos e vândalos que juntos ocuparam a hispânia. Os que ficaram resolveram “mudar de nome” e passaram a se denominar como Tártaros. Não entendi a relação muito citada com tribos Sármatas..

Na minha fonte (wikipedia mano..) até Flávio Josefo fala deles.. Flávio Josefo é um dos escritores que falam de Jesus.. Ele fala sobre os Alanos no livro Guerras Judias.. Leiam o trecho. Achei legal:

"4. Então havia a nação dos alanos, que nós havíamos mencionado anteriormente como sendo citas, e que habitavam no lago Meotis. Essa nação aproximadamente nessa época projetou atacar a Média, e as partes além dela, para saqueá-las; com essa intenção eles negociaram com o rei da Hyrcania; ele era o senhor da passagem que o rei Alexandre fechou com portões de ferro. Este rei os autorizou a atravessá-los; então eles vieram em grande quantidade, e atacaram os medos de modo inesperado e pilharam seu país, que eles encontraram repleto de pessoas, abundante em gado, e ninguém se atrevia a fazer qualquer resistência a eles; Pacorus, o rei do país, fugiu para lugares de difícil acesso, e recuou toda vez que os alanos o obrigaram, salvando apenas sua esposa e suas concubinas com muita dificuldade, após eles terem feito muitas prisioneiras, tendo pago a eles cem talentos como resgate. Estes alanos pilharam o país sem oposição, com tranqüilidade, e prosseguiram até a Armênia, deixando um rastro de ruínas por onde passavam. Então Tiridates era o rei daquele país, que os encontrou e os atacou, e conseguiu sair vivo por pouco da batalha; um guerreiro jogou sobre ele uma rede de uma grande distância, puxando-o para perto, tendo ele cortado a corda da rede com sua espada, fugindo e se salvando. Então os alanos, ficando ainda mais irritados por isso, devastaram o país, escravizaram uma grande quantidade de homens, e uma grande quantidade de outras pressas eles obtiveram de ambos os reinos, e então, recuram para o seu país."

Os alanos ocidentais foram lentamente perdendo sua identidade. Com os vândalos ‘entregaram’ a coroa. Outros sairam do norte do mar negro para o encontro com eslavos ajudando assim na formação dos povos da atual região Sérvia e Croata. Com os Hunos acabaram se tornando os ancestrais dos modernos ossétios. Os alanos remanescentes falam uma língua única sendo eles os ossétios, divididos entre a Rússia e Geórgia. Há uma minoria ossétia na Chechênia também. Jacob Reinegg, na sua "Descrição do Cáucaso", deve ter sido o primeiro a fazer essa conexão. Ele notou que os tártaros os chamavam de Edeki-Alan. Sua língua, o ossétio, pertence ao grupo de línguas norte-iranianas; é a sobrevivente do ramo de línguas iranianas conhecido como cita-sármata, que inclui línguas das estepes russas e da Ásia Central: citas, sármatas, massagetae, alanos.

Anglos

Anglos, são praticamente os fundadores dos inglêses.. Não evoluiram muito de lá pra cá não.. kkkkKKKKKkkk

Alamanos

Sim! Tem relação com os Alemães sim. Acho que por isso que ensinar história na Europa é mais facil.. É menos complexo.. Alamanos eram um povo germânico que viviam em torno do alto rio Meno, onde hoje é.. a Alemanha ¬¬.

Com muito suoorr eles invadiram a região chamada de germânia superior e se deslocaram para a região da Floresta negra, mais exatamente nos campos Decumates. Ora eram independentes, ora eram dominados pelos Francos. Falavam Alemânico, mas tiveram uma origem bem variada.. Uma mistura de tribos. Os romanos até os chamavam de “todos os homens” por este motivo. Assim como os Alanos, os alamanos tiveram parcerias estratégicas também. Seus aliados próximos eram os Suevos. Quanto a guerra para os Alamanos era um estado permanente, que constantemente estavam em conflito com o Império Romano e na maioria destes a vitória era Romana.. Quanto a Cristianização destes foi lenta.. E foi automática.. De inicio ainda misturavam sua cultura religiosa com a aprendida, lentamente a exemplo dos grandes dentro do governo foram se cristianizando..

Burgúndios

Conhecidos como “os Montanheses” era um povo de origem escandinava.

Cansei!!! Eles eram vários! E bons! Convencido estou! Mas.. o que é

Decumates?!?!

com erros ortográficos e de pensamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário