3.15.2009

Advir dá um ponto Final nos sonhos de Ernie Knoll

O irmão Ernie Knoll afirma estar recebendo sonhos de Deus. Ele foi um ancião da sua igreja local e, supostamente, identificou-se como um pastor ordenado. Porém, sua igreja local não o reelegeu como ancião, em parte, por causa de seus sonhos. Há um pouco das suas histórias e experiências na sua webpage. Baseado no pouco que sabemos, ele inicialmente não via a si mesmo como profeta. Ele estava tendo sonhos vívidos para os quais ele mesmo dava suas interpretações. A partir de um ponto, um anjo intérprete foi introduzido em seus sonhos e guiou e interpretou os sonhos para ele. Consequentemente, ele afirmou receber revelações do Senhor dizendo que havia se tornado um profeta. É muito difícil avaliar tais afirmações. Os membros da igreja não deveriam aceitá-las baseado no fato de que a pessoa está tendo sonhos e de que ele também afirma que há um anjo envolvido. Há muitas coisas que deveríamos manter em mente ao examinarmos as evidências.

Em primeiro lugar, irmão Ernie afirma que queria que Deus se comunicasse com ele. Esse era um desejo que ele tinha no coração. Isso é um pouco estranho e nos leva a diferentes interpretações. Talvez, o que seja mais importante é que dificilmente encontramos, na Bíblia, uma pessoa que desejava muito ser um profeta. Quando chamados para um ministério profético, essas pessoas não ficaram inicialmente satisfeitas e felizes. Muito frequentemente, sua primeira reação era resistir ao chamado divino. Assim também aconteceu até com Ellen White. Esse interesse em ser um profeta pode ter tido algum impacto psicológico em suas experiências.

Em segundo lugar, seus sonhos falam sobre vários tópicos, mas que não são de grande significância para a igreja. Um número deles fala sobre o seu ministério e serve para encorajá-lo a continuar fazendo o que ele tem feito. Em outros, ele fala sobre a mensagem de saúde, adoração, a Ceia do Senhor, a vinda da destruição e a necessidade de uma reforma na igreja – ele particularmente menciona os Adventist Book Centers (Lojas de livros cristãos tipo SELS nos EUA). Em um dos sonhos, a versão bíblica KJV (King James Version) foi identificada como a versão bíblica que nós deveríamos usar. Quando li isso, fiquei pensando nas Bíblias em outras línguas. Será que o Senhor se limitaria a uma só língua? Em alguns casos, é muito difícil encontrar propósito na mensagem de um sonho.

Terceiro, em muitos de seus sonhos, o irmão Ernie é o centro de interesse ou eles são sobre ele. Por exemplo, ele sonha que está no Céu sentado em uma grande mesa. Enquanto está lá, pensa nos pecados que ele cometeu enquanto estava aqui na Terra. Tentei encontrar uma mensagem no sonho, mas não consegui. Para mim, esta é uma situação estranha.

Quarto, ele faz um grande esforço para demonstrar que possui as características de um verdadeiro profeta na Bíblia. O irmão Ernie inclui nas narrativas de seus sonhos passagens da Bíblia e afirmações do Espírito de Profecia que dão apoio à mensagem de seus sonhos. Em outras palavras, ele está tentando demonstrar que suas mensagem são apoiadas por revelações prévias que Deus deu para o Seu povo. Isso faz com que seus sonhos sejam quase irrelevantes para a igreja. O que precisamos fazer é ler a Bíblia e o Espírito de Profecia. Um dos seus sonhos criou um problema para ele. Nele, o dízimo foi discutido e o ensinamento não estava em acordo com o que a Bíblia ensina sobre o assunto. O anjo disse-lhe que cada indivíduo decide para quem deveria entregar o dízimo. Isso não é o que encontramos na Bíblia e nos escritos de Ellen White. Aparentemente, o irmão Ernie teve uma grande reação das pessoas com relação a este sonho e alguns disseram que ele o modificou. Mas a verdade é que ele continua promovendo esse sonho em sua webpage. Também tem sido comentado que ele mudou um de seus sonhos acerca dos 144.000 porque a versão original disso contradiz o Espírito de Profecia.

O que podemos concluir sobre esses sonhos? É extremamente difícil direcionar a fonte de origem deles. O último ponto que colocamos aqui sobre o dízimo, assim como a natureza da maioria desses sonhos, levantam algumas questões sobre a origem divina deles. Talvez, um dos principais problemas que enfrentamos seja a influência dos sonhos que podem levar pessoas a gastar muito tempo com eles ao invés das Escrituras. Consequentemente, eles podem ser fator de distração do estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia. Isso poderia levar essas pessoas a enfatizar nossas experiências subjetivas como um guia seguro na pesquisa da verdade.Os tempos em que vivemos são perigosos e quanto mais perto estivermos da Bíblia, gastando tempo e estudando-a, mais seguro será para a igreja. Nós não negamos que o Senhor derramará o Seu Espírito Santo sobre Seu povo de uma forma jamais feita, mas também deveríamos estar atentos para os enganos dos últimos dias. Eu não acredito que o irmão Ernie esteja tentando enganar ninguém. Eu somente chamo a sua atenção, leitor, para ser sábio e prudente e esperar pelo Senhor em vez de gastar tempo com sonhos cuja origem nós não podemos claramente identificar.

Angel Manuel Rodriguez

Fevereiro 2009

Fonte: biblicalresearch@gc.adventist.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário